Pular para o conteúdo principal

Núcleo de Cidadania dos Adolescentes - NUCA


O que é o Núcleo de Cidadania dos Adolescentes - NUCA?

Nos municípios do Semiárido, os núcleos de cidadania de adolescentes são identificados pela sigla NUCA. Na Amazônia, os núcleos são identificados pela sigla JUVA (Juventude Unida pela Vida na Amazônia). Cada
núcleo pode criar sua própria identidade. O importante é que espaços de participação dos Adolescentes sejam construídos em cada município, e que tenham continuidade para além da iniciativa do Selo UNICEF.
Como parte da metodologia do Selo UNICEF, propõe-se que os municípios mobilizem, organizem e criem espaços e/ou instâncias de participação de adolescentes. A ação central desta iniciativa é a criação de pelo menos um núcleo de cidadania de adolescentes em cada município participante.
O núcleo é um grupo composto por pelo menos 16 adolescentes (oito meninas e oito meninos) de 12 a 17 anos de idade, que se organizam em rede, discutem questões importantes para seu desenvolvimento, implementam ações e levam suas reivindicações à gestão pública municipal.
Não há limite máximo de adolescentes engajados(as) na iniciativa.
As atividades dos núcleos de cidadania de adolescentes têm como objetivos:

• Garantir a realização do direito à participação cidadã de adolescentes, que é, a um só tempo, um direito e um instrumento para conhecer e reivindicar outros direitos, enfrentar vulnerabilidades e superar desigualdades que afetam suas vidas.
• Compreender a perspectiva de adolescentes sobre o tema do desafio em questão, e levá-la à gestão municipal para que a considerem em suas decisões;
• Ampliar os conhecimentos de adolescentes sobre o tema;
• Descobrir talentos, fomentar habilidades e atitudes que contribuem para o desenvolvimento integral
de adolescentes;
• Apoiar adolescentes em seu processo de desenvolvimento integral, e garantir que participem da
melhoria das condições de vida em seu município.

O núcleo de cidadania de adolescentes pode reunir jovens com diferentes características pessoais: com e sem deficiência, moradores de diferentes localidades do município, com e sem experiência em grêmios estudantis, grupos culturais, associações de moradores, entre outros coletivos. O importante é juntar uma turma que tenha boas ideias para ajudar o município a melhorar sua realidade. Caso haja muitos interessados, o município pode ter mais de um núcleo.
Propõe-se que os núcleos de cidadania de adolescentes atuem em diálogo com o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, para ampliar a participação de jovens nessa instância, e garantir que suas opiniões e suas propostas sobre questões ligadas aos seus direitos sejam levadas em consideração.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Retorno das atividades em grupo do CRAS

A Prefeitura Municipal de Miguel Alves por meio da Secretaria de Assistência Social através do Centro de Referência de Assistência Social - CRAS I iniciou as atividades dos grupos do Programa de Atenção Integral as Famílias- PAIF que oferta ações socioassistenciais de prestação continuada, por meio do trabalho social com famílias em situação de vulnerabilidade social, com o objetivo de prevenir o rompimento dos vínculos familiares e a violência no âmbito de suas relações, garantindo o direito à convivência familiar e comunitária.  Foi realizada com o grupo "Mamãe Feliz Bebê sorridente"a oficina com feltro onde as futuras mamães  confeccionaram a primeira letra  do nome dos seus bebês, a oficina foi ministrada pela estudante de Biologia Laisa Pontes Silva. A Coordenadora do CRAS  a  Assistente Social Denize da Silva Pontes Sousa agradece ao  apoio da  Prefeitura Municipal de Miguel Alves, na pessoa do Sr. Prefeito Miguel Borges de Oliveira Júnior e da Secretaria  Sôni

Encontro do Grupo de idosos do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos - SCFV

Na manhã desta quarta-feira, dia 05/09/2018 o Centro de Referência de Assistência Social - CRAS II, através do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos - SCFV realizou o encontro com grupo de idosos na Capela Santa Luzia, afim de fortalecer os vínculos familiares e comunitários com dinâmicas e palestras sobre hábitos saudáveis na 3ª idade. Tema "Envelhecimento Saudável". Com o apoio das assistentes sociais Katiucia Araújo e Amanda Anjos e também com a participação da nutricionista Natália Dutra Damasceno do Núcleo de Apoio a Saúde da Família - NASF. Na oportunidade a Coordenadora SCFV, Sheila Monnisi, realizou a entrega de camisas do grupo de idosos    

Entregas de Milho

Nesta quarta-feira 09/01/2019 a Prefeitura Municipal de Miguel Alves através da Secretaria Municipal de Trabalho Cidadania e Assistência Social - SEMTCAS, por meio do Programa de Aquisição de Alimentos - PAA, fez a distribuição de milhos verde às famílias do bairro Forquilha.  O PAA possui duas finalidades básicas: promover o acesso à alimentação e incentivar a agricultura familiar.