Pular para o conteúdo principal

O que é o Selo UNICEF?


Selo UNICEF é uma iniciativa do Fundo das Nações Unidas para a Infância – UNICEF voltada à redução das desigualdades e à garantia dos direitos das crianças e dos adolescentes previstos na Convenção sobre os Direitos da Criança e no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). Realizado em parceria com os municípios do Semiárido e da Amazônia Legal Brasileira, o Selo UNICEF busca contribuir com o fortalecimento das políticas públicas direcionadas à infância e à adolescência, com o desenvolvimento das capacidades dos gestores municipais e com o estímulo à mobilização social e à participação dos adolescentes. Ao longo de sua trajetória, a metodologia do Selo UNICEF já gerou resultados importantes nos municípios participante em diversas áreas de políticas públicas, incluindo educação, saúde e assistência social.
Ao participar do Selo UNICEF, os municípios assumem o compromisso de elaborar um diagnóstico da situação da população de 0 a 18 anos incompletos e um Plano Municipal de Ação para enfrentar os principais problemas que afetam essa população nos territórios, sempre de forma participativa. Os municípios também se comprometem a desenvolver ações nas áreas de saúde, educação, proteção e participação social de crianças e adolescentes e a monitorar os resultados alcançados por meio de indicadores e de debates em fóruns comunitários.
Para isso acontecer, a prefeitura e o Conselho Municipal de Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) mobilizam pessoas e organizações dos diversos setores da sociedade civil, tais como crianças, adolescentes, famílias, escolas, serviços públicos, conselheiros tutelares, comunidades locais e tradicionais, grupos religiosos, culturais e esportivos, veículos de comunicação e empresas, num movimento indispensável para o sucesso da iniciativa.
O UNICEF promove a capacitação de gestores e técnicos municipais, conselheiros de direitos e adolescentes, visando contribuir com a qualificação de sua atuação nos processos de elaboração, execução, monitoramento, avaliação, protagonismo juvenil e controle social de políticas públicas intersetoriais, por meio de ferramentas de gestão por resultados e com enfoque em equidade. O UNICEF também monitora e avalia os resultados nas condições de vida das crianças e adolescentes, certificando os municípios que conseguem avanços reais nessa relevante agenda.
O Selo UNICEF está articulado com políticas públicas estaduais e federais e iniciativas que têm por objetivo reduzir disparidades regionais, além de apoiar o Brasil no alcance dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Retorno das atividades em grupo do CRAS

A Prefeitura Municipal de Miguel Alves por meio da Secretaria de Assistência Social através do Centro de Referência de Assistência Social - CRAS I iniciou as atividades dos grupos do Programa de Atenção Integral as Famílias- PAIF que oferta ações socioassistenciais de prestação continuada, por meio do trabalho social com famílias em situação de vulnerabilidade social, com o objetivo de prevenir o rompimento dos vínculos familiares e a violência no âmbito de suas relações, garantindo o direito à convivência familiar e comunitária.  Foi realizada com o grupo "Mamãe Feliz Bebê sorridente"a oficina com feltro onde as futuras mamães  confeccionaram a primeira letra  do nome dos seus bebês, a oficina foi ministrada pela estudante de Biologia Laisa Pontes Silva. A Coordenadora do CRAS  a  Assistente Social Denize da Silva Pontes Sousa agradece ao  apoio da  Prefeitura Municipal de Miguel Alves, na pessoa do Sr. Prefeito Miguel Borges de Oliveira Júnior e da Secretaria  Sôni

Encontro do Grupo de idosos do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos - SCFV

Na manhã desta quarta-feira, dia 05/09/2018 o Centro de Referência de Assistência Social - CRAS II, através do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos - SCFV realizou o encontro com grupo de idosos na Capela Santa Luzia, afim de fortalecer os vínculos familiares e comunitários com dinâmicas e palestras sobre hábitos saudáveis na 3ª idade. Tema "Envelhecimento Saudável". Com o apoio das assistentes sociais Katiucia Araújo e Amanda Anjos e também com a participação da nutricionista Natália Dutra Damasceno do Núcleo de Apoio a Saúde da Família - NASF. Na oportunidade a Coordenadora SCFV, Sheila Monnisi, realizou a entrega de camisas do grupo de idosos    

Entregas de Milho

Nesta quarta-feira 09/01/2019 a Prefeitura Municipal de Miguel Alves através da Secretaria Municipal de Trabalho Cidadania e Assistência Social - SEMTCAS, por meio do Programa de Aquisição de Alimentos - PAA, fez a distribuição de milhos verde às famílias do bairro Forquilha.  O PAA possui duas finalidades básicas: promover o acesso à alimentação e incentivar a agricultura familiar.